Os identificadores de textos são fundamentais nos projetos. Você deve lembrar que o conceito de BIM é de que as informações sejam extraídas diretamente dos objetos. Essa é a função dos identificadores inteligentes.
Você vai precisar inserir muitos identificadores no projeto. Então vamos fazer isso da maneira mais coerente com o BIM para que você tenha controle sobre as informações. E se houver mudanças, você atualize os dados de maneira mais rápida e segura. E sem trabalho braçal!!
A MENTALIDADE PARA IDENTIFICAR TUDO NO REVIT!
USANDO IDENTIFICADORES
O conceito BIM é de extração de informações dos objetos. Portanto, lembre-se de NUNCA usar um texto simples para inserir uma informação.
Use as famílias de identificadores próprios para cada tipo de elemento. Existem identificadores para Portas, Janelas, Paredes, Forros, Móveis e quase todas as demais categorias de elementos do REVIT. Então use os identificadores para fazer esse trabalho.
Vá no menu Annotate, opção Tag by Category e o Revit vai identificar o objeto que você clicar. Caso não exista essa família de identificador no seu arquivo você terá que criá-lo, carregá-lo ou copiá-lo de um outro arquivo.
Para você aprender mais sobre essa técnicas acesse nossos vídeos.
IDENTIFICADORES MULTI-CATEGORIA
Além dos identificadores específicos para cada categoria de objeto há ainda os identificadores do tipo Multi-Categoria. Como o próprio nome diz, eles servem para qualquer tipo de objeto desde que ele pegue a informação de um parâmetro que exista nessas várias categorias de objetos.
Tipicamente você vai usar (e muito!) esses identificadores para capturar o parâmetro de descrição ou comentário de um elemento. São as linhas de chamada com as descrições dos elementos que preencherão o seu desenho.
Enquanto que o parâmetro de Descrição se refere a todos os tipos uma família você pode usar o parâmetro Comentários para especificar um informação que ocorra somente em alguns elementos.
Por exemplo: Você tem várias paredes cuja descrição é “Dry wall com isolamento acústico duas faces placa ST” que são da mesma família, mas apenas em algumas delas você quer incluir uma informação sobre um tipo de reforço.
Você seleciona essas paredes e preenche no campo Comentários a informação extra como por exemplo: “Dry wall com isolamento acústico duas faces placa ST e reforço metálico interno”. Como esse parâmetro tem nível de instância (porque não está dentro dos parâmetros de tipo) você pode preencher em algumas paredes e nas outras você deixa em branco.
.Então nessas paredes diferentes você pode usar um identificador que capture o campo “Comentários”. Assim você terá dois tipos de identificadores: um que pega o campo “Descrição” e outro que captura o campo “Comentários”.
Para saber mais sobre essas técnicas assista aos nossos vídeos.
IDENTIFICADORES PERSONALIZADOS
Caso você não tenha num arquivo Template todos os identificadores disponíveis, será necessário criá-los através de um template de família fornecido pelo REVIT.
Você vai perceber que os modelos normalmente não atendem aos nossos padrões gráficos ou necessidades. Então será necessário editar os identificadores e inserir os campos que queremos que apareçam no projeto.
Para tanto, você precisará estudar um pouco mais os conceitos de parâmetros, parâmetros compartilhados e criação de famílias.
Para saber mais sobre essas técnicas assista aos nossos vídeos.
CONCLUSÃO
O assunto de identificadores no Revit é vasto e cheio de detalhes. Mas o que é mais importante é você entender a mentalidade BIM referente a extração de informações. O como fazer é o mais fácil.
Agora comente aqui se você já conhecia essas dicas ou se tem outras para compartilhar conosco. Abração!
Deixe um comentário