Detalhamento de esquadrias no REVIT – A super prancha com vinculação total.

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Daniel Moraes
em março 1, 2021

Compartilhe agora mesmo:

Em um projeto executivo, os detalhamentos de esquadrias no REVIT são sempre um desafio a ser superado. Isso porque há várias maneiras de fazer isso e cada um deles tem pontos positivos e negativos.

E o ponto mais importante a ser considerado aqui é a consistência e vinculação das informações.

Nesse artigo vou mostrar para você as técnicas mais comuns e, ao final, o método que considero mais completo e que uso nos meus projetos. Tenho certeza de que você vai gostar dessas dicas!

Técnicas mais comuns no detalhamento de esquadrias

Detalhamento de esquadrias com Legenda de componente

Essa técnica é a mais usada por quem está começando no REVIT e consiste em inserir as esquadrias como componentes de legenda. A primeira vista é muito prática mas tem uma grande deficiência no quesito informação.

REVIT - legenda de componente

Ela não é boa porque simplesmente você não consegue colocar nenhum identificador. Qualquer informação terá que ser inserida como texto comum e isso é um dos maiores erros no Revit! 

Vimos isso em um artigo recente. Clique aqui para acessá-lo.

REVIT - detalhe com legenda de componente

Você não pode, por exemplo, colocar o nome da esquadria, suas dimensões e acabamentos. Então vamos passar essa e ir para a próxima técnica.

Uma maneira de contornar esse problema seria criar uma tabela para cada esquadria onde você mostra as informações vinculadas desse elemento. O resultado não é muito usual e satisfatório.

REVIT - Tabela em prancha de legenda de componente

Detalhamento de esquadrias com Vistas Individuais

Nessa técnica você vai criar uma vista de esquadrias e, a partir dela, gerar ampliações, cortes e vistas para cada esquadria a ser detalhada. Esse método é ótimo para a vinculação das informações, mas já aviso que dá trabalho!

REVIT - Detalhamento de esquadrias por vistas

Um problema que pode ocorrer usando esse método é sumir alguma esquadria das pranchas de detalhamento porque você moveu uma porta, por exemplo. Isso ocorre porque você definiu uma ampliação de detalhe numa área específica onde essa porta estava. Ao deslocá-la, essa área fica vazia. Então, fique atento!

REVIT - Detalhamento de esquadrias por vistas erro

Detalhamento de esquadrias com Montagem

Agora sim vou te mostrar a estrutura que considero mais completa para detalhamento de esquadrias. A que uso nos meus projetos e que possibilita uma vinculação total entre modelo e informação.

Para entender melhor a forma de estrutura dessa prancha e suas vinculações veja a imagem abaixo:

REVIT - Detalhamento de esquadrias com montagem prancha

Esse método é baseado no sistema de Assemblies (montagens) do REVIT e, para que ele funcione, você terá que criar uma fase especial para construir essas montagens. Você vai criar uma fase futura chamada Montagem que ocorre após a fase construção.

REVIT - Fases para montagem

Faço dessa forma para que o quantitativo de esquadrias não apresente erros.

Você precisa ter uma boa noção do sistema de fases do REVIT para trabalhar com esse método para não se confundir. Em breve vamos publicar um artigo só sobre fases do Revit.

Para saber mais a respeito e dominar essas técnicas baixe o nosso eBook 100% gratuito (Fases no Revit) clicando aqui.

Criando as montagens

A ferramenta de montagem do REVIT permite que você selecione um elemento ou conjunto de elementos para serem detalhados. A montagem isola os elementos e permite que você escolha as vistas que comporão esse detalhamento. É muito usado para mobiliários, por exemplo. A montagem também gera essas vistas num local separado e organizado juntamente com uma prancha específica podendo também conter planilhas de quantitativos. Iremos nos aprofundar mais nas montagens em artigos futuros.

Para criar as montagens das suas esquadrias crie uma planta baixa e configure para a fase MONTAGEM.

Agora nessa vista modele uma parede e insira a esquadria que quer detalhar conforme a imagem abaixo:

REVIT - criação de montagem

Depois selecione a parede e a esquadria e selecione a ferramenta Assembly.

REVIT - criação de montagem

Digite o nome da esquadria e na categoria escolha Doors. O Revit pergunta isso porque você selecionou dois elementos de categorias diferentes: parede e porta.

REVIT - Janela de montagem

Clique em OK, a janela será fechada e parece que nada aconteceu. É que ainda falta uma coisa.

Agora vamos gerar as vistas que comporão nosso detalhamento. Sem sair dessa vista clique em Create Views. Nessa janela você vai escolher quais tipos de vista serão geradas. Dependendo do seu modelo você vai precisar gerar várias. Fica a sua escolha. No nosso caso vamos escolher uma planta, um corte, uma elevação, uma prancha e definir a escala dos desenhos.

REVIT - criação de vistas de montagem

Observe que, se você já possuir Modelos de Vistas, já pode aplicá-los nessa janela. Para saber mais sobre Modelos de Vista leia nosso artigo clicando aqui.

REVIT - Janela de montagem

Clicando em OK você vai observar que o REVIT criou um grupo de vistas no seu Navegador sob o grupo Assemblies.

REVIT - montagem no navegador

Abra a prancha, insira as vistas e coloque os elementos de anotação como linhas de chamada, dimensões e outros.

Sua prancha agora já está assim:

REVIT - Prancha de detalhamento de esquadrias

😍O Super Identificador – capturando as informações da porta

Para preencher as informações da esquadria nos campos da prancha tem um macete. Você vai criar um Identificador de Portas (nesse caso) cujos campos ficam espalhados no espaço da prancha.

REVIT - Identificador de esquadrias

Esse identificador será aplicado na vista de elevação e tem a seguinte estrutura:

REVIT - Identificador de esquadrias

Detalhamento de esquadrias. Como buscar a localização das portas?

Agora vou mostrar para você um recurso que poucos usuários conhecem! Com ele é possível obter a informação do local onde estão as esquadrias, isto é, as Rooms (ambientes) onde elas se localizam! Olha só! 😎

Para que esse recurso funcione você terá que habilitar uma propriedade chamada Room Calculation Point que todas as famílias de portas e janelas possuem. Por padrão ela fica desligada, então você tem que entrar na família e ativá-la abrindo as propriedades da família e clicando nessa opção:

REVIT - Room calculation point

A partir de agora sua porta, ao ser selecionada, mostra uma linha sinuosa com duas setas. A ponta indica para onde a porta abre e a cauda indica onde você está ao abrir a porta.

Tendo essa informação você vai criar uma tabela filtrando somente o nome dessa porta (parâmetro Type Mark) e incluirá o campo From Room: Name. Esse campo busca a informação da Room (ambiente) de onde está a porta.

REVIT - Tabela portas com From Room

Para que as informações pareçam com textos e não uma planilha você vai na formatação da tabela e desliga os grids e cabeçalhos, deixando somente os dados aparecendo.

REVIT - Formatação de planilha de contagem de esquadrias

Planilha de quantidades

Aqui não tem muito mistério. Basta você criar uma planilha de portas normal com o campo Type Mark e Count. Assim como fizemos na planilha de local, você também vai filtrar pelo nome para que a informação seja somente dessa porta. Da mesma forma, elimine os grids e cabeçalhos de modo que somente se consiga ler a quantidade.

REVIT - Planilha de quantidades

FEITO!!🎉 Agora você tem uma prancha que está totalmente vinculada ao projeto. Em um único documento há a convergência de planilhas, informações do modelo, quantidades e locais da esquadria !! Incrível e à prova de erros!! Tudo vinculado como reza a cartilha do BIM!

Conclusão

Detalhamentos de esquadrias não são um assunto fácil, principalmente se você quiser levar o conceito de informação BIM a sério e evitar erros. Nesse artigo mostrei a técnica que, até o momento, considero a mais completa para atender as exigências de consistência gráfica e de informações. Desenvolvi pegando um pouco de cada método que conhecia e colocando à prova nos projetos.

Para aplicá-la você já deve ter algum conhecimento dos conceitos de fases, criação e manipulação de Tags, criação de parâmetros e edição de famílias. É, BIM não é fácil, mas é sensacional!

Certamente esse método não é a único mas vai te ajudar muito a elevar o nível dos seus projetos nessa área tão sensível que é o Detalhamento de Esquadrias.

Comente aqui se você já conhecia esse sistema ou nos sugira outros para nosso crescimento e compartilhamento.

Um abração

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


21 Comentários

  • brenda disse:

    Primeiro gostaria de agradecer pelo conteúdo, de 1º qualidade mesmo! Texto coeso e de fácil entendimento!
    Eu tenho uma dúvida, pois quando você mostra sua tabela ela mostra certinho a quantidade de portas, porém a minha marca apenas 1 porta como se fosse apenas 1 exemplar daquela porta no projeto. Você conseguiria me ajudar nesse caso?

    1. Daniel Moraes disse:

      Olá, Brenda. Verifique na sua tabela se a fase está correta. Como montamos as portas na fase Montagem, você tem que informar que os dados serão extraídos da fase NOVO, que é onde estão os elementos do seu projeto. Provavelmente o campo FASE da sua tabela esteja indicando a fase MONTAGEM. Nesse caso, a tabela somente extrairá os dados dessa fase contando sempre uma unidade para cada esquadria. Espero ter ajudado. Um abraço e continue evoluindo!

    2. Daniel Moraes disse:

      Oi, Brenda. A montagem das esquadrias (nessa técnica) é feita numa fase futura, chamada Montagem. As portas do seu projeto foram inseridas provavelmente na fase Nova Construção. Portanto, se está aparecendo somente 01 unidade da porta é porque a tabela está configurada para a fase de Montagem, onde realmente só existe um exemplar de cada esquadria. Então basta você ir nas propriedades da tabela e modificar a fase para Nova Construção. Verifique também se existe algum filtro de fase (na mesma janela de propriedades da tabela) que esteja alterando os elementos que estão sendo quantificados. Abraço e muito grato pela pergunta. Bons projetos.

  • brenda pereira disse:

    Outra dúvida que tive é que uma porta que está em múltiplos ambientes e níveis não aparece na tabela mesmo que o ponto de cálculo da família esteja ativado!

    1. Daniel Moraes disse:

      Oi, Brenda. A tabela vai ler todas as portas do modelo / projeto independente dos níveis ou quantidade de ambientes. A menos que seja aplicado algum filtro. Provavelmente sua tabela está com os dados de FASE e FILTRO de fase incorretos. A fase tem que ser NOVA e o filtro de fase tem que ser um que mostre todos os elementos. Vai depender do seu arquivo. Algumas vezes é MOSTRAR COMPLETO. Eu costumo criar um filtro de fase Só NOVO para ter certeza de que a tabela não contará esquadrias existentes e sim somente as novas. Isso no caso de reformas. Se o projeto é todo novo, então a fase é NOVO e o filtro MOSTRA COMPLETO ou outro similar. Um abraço e obrigado pelo contato.

    2. Daniel Moraes disse:

      Olá. Verifique sempre se as fases da tabela e das esquadrias são as mesmas. Provavelmente elas estão diferentes, por isso não aparecem. Mesmo se ocorrer algum erro com os pontos de cálculo, as portas deveriam aparecer na tabela. Grato pela pergunta.

  • ANDREA OTERO disse:

    VOCE TEM O EBOOK NO REVIT EM PORTUGUES?

    1. Daniel Moraes disse:

      Oi, Andrea. O meu Ebook (Fases do Revit) é totalmente em português e pode ser adquirido aqui pelo site mesmo. Basta clicar no banner que aparece o anúncio que você será direcionada para a página de compra. Grato pelo contato.

    2. Daniel Moraes disse:

      Oi, Andrea. Sim, o Ebook (Fases de Projeto) é em português. Grato pelo comentário.

  • Camilla disse:

    Boa tarde! muito obrigada pelo conteúdo!
    Tive um problema, ao criar uma montagem com as janelas, elas não aparecem na vista de planta do detalhamento (conferi e não está oculto ou fora da caixa de recorte) e na elevação as janelas aparecem normalmente. Sabe como posso corrigir isso ?

    1. Daniel Moraes disse:

      Oi, Camila. Isso acontece algumas vezes em função da altura de corte da planta. Seria a faixa de vista da montagem. Para ajustar você vai em uma vista da montagem e desoculta os símbolos de planos. Você vai observar que existe um símbolo (parecido com o de corte) relativo ao plano de corte da planta baixa. Selecione essa linha e mova até ela cortar a janela. Abc e valeu pelo contato.

    2. Daniel Moraes disse:

      Oi, Camila. Isso pode ocorrer pois algumas vezes nem todos os elementos das esquadrias ficam dentro do grupo de montagem. Isso depende muito da forma como a família é construída. Para resolver selecione a montagem (numa vista 3D da fase onde ela aparece) e clique em editar montagem. Aí você terá a opção de incluir os elementos da esquadria que não estão aparecendo. Espero que seja esse o problema. Boa sorte e me conte se resolveu. Grato.

  • Ramon disse:

    Muito Bom!
    Imagino a criação de uma prancha em formato maior, com os 3D gerados em cada porta particular, como orientação de abertura do caderno de detalhes de portas ou janelas.
    De qualquer forma espetacular!!!
    Parabéns!

    1. Daniel Moraes disse:

      Grato pelo comentário. As explorações por métodos melhores não param nunca. Sempre temos que buscar melhorar os processos. Já vi um vez plugins que fazem legendas com as imagens, mas detalhamento completo não existe mesmo. Valeu

    2. Daniel Moraes disse:

      Oi, Ramon. Existe algo similar mas é um plugin pago. Dá uma olhada no appstore da Autodesk que tem esse plugin. Outra maneira seria criar algo no Dynamo, mas aí é bem mais complexo. Um abraço e grato pelo comentário.

  • Julia disse:

    Caso eu precise criar esquadrias de uma mesma família, mas tipos diferentes, eu preciso criar uma montagem para cada tipo?

    1. Daniel Moraes disse:

      Oi, Júlia. Sim, para cada tipo é preciso fazer uma montagem. As portas de madeira, por exemplo, são assim. A mesma família de portas de abrir, mas com larguras diferentes conforme os tipos (PM60, PM80, PM100, etc). Grato pelo contato.

  • Patricia Daniela disse:

    Olá, obrigado pelo ótimo conteúdo, estou com dúvidas na criação do selo, poderia disponibiliza-lo?

    1. Daniel Moraes disse:

      Obrigado, Patrícia. Segue o link para as famílias da folha e os identificadores que irão preencher as especificações técnicas. Dependendo da forma que você construiu suas esquadrias e dos parâmetros usados poderão ser necessárias adaptações nessas famílias. Forte abraço

      https://drive.google.com/file/d/1uoQ00Cc1p0wLKiPnAjFb1zipOHtDO0Ow/view?usp=sharing

  • JESSICA disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se vc ensina esse metodo por video aula. Sou iniciante em revit e não conseguir fazer somente com o artigo.

    1. Daniel Moraes disse:

      Olá, Jéssica. Não tenho vídeo pronto sobre esse conteúdo, mas poderia fazer a aula remotamente com valor a combinar. Grato pelo contato. abc

  • Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.