Não perca o seu acervo de CAD!
Para que servem as Drafting Views? Quando você está migrando para o BIM é comum ser tomado por uma euforia de se livrar do AutoCAD para sempre! 2D nunca mais!! Deus me livre! Mas aí você tem que fazer um detalhamento padrão no Revit e lembra do seu acervo enorme de detalhes feitos em DWG.
Você vai ter que “desenhar” tudo de novo? Vai colocar fora toda essa biblioteca que você levou anos para construir com todo o cuidado?
Calma, sem radicalismo! Não, você não vai (e nem deve) se livrar totalmente do AutoCAD por enquanto. Isso porque o Revit nos dá a possibilidade de usar desenhos 2D para mostrar detalhes, são as chamadas Drafting Views ou Vistas de Desenho.
Então, antes de deletar aquele montão de desenhos que você já fez, leia esse artigo que eu te mostro como você vai aproveitar todo seu acervo!
QUANDO USAR AS DRAFTING VIEWS
É claro que, quando possível, você fará detalhamentos específicos dentro do próprio Revit usando os elementos do modelo que, ao serem alterados, serão atualizados nos detalhes.
Mas sabe aquele detalhe de rodapé clássico? Aquele que não muda nunca e que sempre tem que aparecer nos projetos? E aquele da fixação do forro, ou aquele outro do degrau da escada, o do corrimão, o do arremate de piso etc ? Enfim, são zilhões de detalhes que já estão prontos e simplesmente não tem porque ser “redesenhados” no Revit.
São detalhes que independem do modelo porque mostram soluções padronizadas que não se alteram de projeto para projeto.
COMO CRIAR AS DRAFTING VIEWS
Para você criar uma Vista de Desenho vá no menu View e clique em Drafting View.
Agora você define um nome e a escala dessa vista. Lembre-se que o que vai aparecer nela é um arquivo DWG que foi desenhado para determinada escala. Confira pelo AutoCAD qual é a escala deste desenho e preencha no campo Escala. Agora clique em OK.
O Revit criou uma Drafting View vazia que agora aparece no seu Navegador.
COMO PREPARAR O ARQUIVO DWG PARA SER INSERIDO COMO DRAFTING VIEW
Para que o detalhe apareça com as espessuras de linhas corretas, textos ou outros elementos de maneira correta no seu Revit é preciso fazer alguns ajustes no AutoCAD.
Então abra o arquivo e faça o seguinte:
Ajuste os limites do desenho com o comando LIMITS definindo um retângulo que envolva todo o desenho. Isso é importante para evitar que certas linhas e geometrias do desenho apareçam distorcidas.
- Exclua os layers e entidades não usadas através do comando PURGE.
- Use o comando AUDIT só por precaução para corrigir eventuais erros no desenho.
- Abra a janela dos layers e ajuste as espessuras das linhas da coluna LINEWEIGHT. Caso essa coluna não esteja aparecendo na sua janela clique com o botão da direita do mouse no cabeçalho de qualquer das colunas. Na lista suspensa que aparecerá clique no nome da coluna que você quer deixar visível.
COMO INSERIR UM DESENHO NA DRAFTING VIEW
Agora tenho um ponto importante para você cuidar: Você NUNCA vai importar um arquivo DWG para dentro do seu projeto do Revit. O que você vai fazer é criar um vínculo, um link com o arquivo DWG externo.
Então é recomendável que você escolha os detalhes que vai usar no projeto e copie os arquivos para uma pasta específica do seu projeto. Eu costumo nomear a pasta como DRAFTING VIEWS. Não muito original mas funciona!
É importante copiar esses DWGs para sua pasta de projeto para deixar o acervo dos seus detalhes imune a alterações.
Agora que você já preparou os arquivos DWG abra a Drafting View que você acabou de criar e que ainda está vazia.
Agora no REVIT vá no menu INSERT e clique em LINK CAD.
Antes de escolher o arquivo DWG nessa mesma janela selecione as unidades do desenho 2D e no campo Positioning marque Manual Center.
Agora só falta ajustar as cores das linhas. Para fazer isso digite VG para abrir a janela de configurações gráficas. Clique na guia de Categorias Importadas que mostra os arquivos DWG que estão na sua vista.
Agora nessa janela você vai identificar o nome do seu arquivo DWG que foi linkado. Aperte no sinal de + ao lado do nome do arquivo para expandir a lista de layers. Faça os ajustes de cores e espessuras que achar necessários e aperte em OK.
Pronto!!
Para saber mais sobre essas técnicas assista aos nossos vídeos.
COMO ATUALIZAR AS DRAFTING VIEWS
Lembra que eu falei pra você NUNCA importar os arquivos DWG? Pois é. Agora se você precisar alterar algum detalhe você abre o arquivo DWG, faz as alterações necessárias e ,dentro do Revit, recarrega esse arquivo.
Para recarregar o arquivo no REVIT vá no menu MANAGE e clique MANAGE LINKS. Nessa janela clique na aba CAD Formats para ter acesso a todos os arquivos DWG que estão carregados. Selecione o arquivo que você quer atualizar e clique em RELOAD. Pronto!
Esse procedimento só é necessário se você estiver com o REVIT aberto. Caso você altere o arquivo DWG e depois abra o REVIT ele já aparecerá atualizado!
VIXE, DEU RUIM!
Podem ocorrer alguns problemas de representação gráfica do seu desenho dentro do arquivo de Revit:
- Alguns símbolos especiais podem não aparecer corretamente no seu arquivo do Revit. Caso isso ocorra, substitua esses símbolos usando o mapa de caracteres do Windows. Para acessá-lo, clique no ícone do Windows e digite Mapa de Caracteres.
- Alguns textos do tipo multi-linha podem aparecer de forma errada no Revit. Para solucionar, transforme-os em textos comuns com o comando EXPLODE.
- Algumas hachuras, apesar serem pontinhos ou linhas, podem aparecer sólidas ao serem vinculadas no Revit. Esse erro pode ocorrer por muitos motivos, então a maneira mais fácil de resolver é testando escalas de hachuras diferentes até você conseguir o resultado correto. Em último caso, você também pode explodi-las.
CONCLUSÃO
Na emoção de fazer tudo em 3D muitas vezes achamos que o velho AutoCAD já está aposentado. Mas peralá! Não é bem assim. Aproveite todo o trabalho que você já teve ao elaborar detalhes em 2D e use-os nos seus projetos no REVIT.
Você vai economizar toneladas de horas de trabalho!
Agora comente aqui se você já conhecia essas dicas ou se tem outras para compartilhar conosco. Abração!
Deixe um comentário