Montar as planilhas de áreas no REVIT é muito fácil! Você escolhe o tipo de planilha de quantidades, seleciona áreas e pega os parâmetros desejados como pavimento, nome e área. Feito! E a planilha de prefeitura?
O problema é quando você precisa discriminar tipos de áreas diferentes e que seus somatórios sejam mostrados separadamente. Como em planilhas exigidas pelas prefeituras nas aprovações de projetos onde normalmente você vai precisar separar áreas adensáveis, não adensáveis e isentas, por exemplo. 🤔
Na planilha gerada inicialmente pelo REVIT essas informações ficam todas misturadas e com essa aparência:
Nesse artigo vou ensinar para você como montar estas planilhas de prefeitura usando alguns macetes utilizando parâmetros. Vamos nessa!
Criando parâmetros
Para poder montar nossa planilha de prefeitura primeiro teremos que criar alguns parâmetros que vão possibilitar a classificação das áreas. Você vai criar os quatro seguintes parâmetros:
- Tipo_area: Para identificar os tipos de áreas (Adensáveis / Computáveis, Não Adensáveis / Não Computáveis e Isentas
- Fator_Adens: Parâmetro de apoio para separar as áreas Adensáveis / Computáveis
- Fator_NAdens: Parâmetro de apoio para separar as áreas Não Adensáveis / Não Computáveis
- Fator_Isento: Parâmetro de apoio para separar as áreas Isentas
Para criar os parâmetros vá no menu Manage e clique em Project Parameters:
Agora clique no botão Add para seguir para a próxima janela:
Na janela de Propriedades do Parâmetro digite o nome do seu primeiro parâmetro (no caso Tipo_area) e preencha os demais campos conforme a imagem abaixo. Na lista da direita não se esqueça de marcar a categoria que receberá esse parâmetro que é a de Areas.
Clique em ok para finalizar a criação do parâmetro. Agora para ver se ele está funcionando basta você ir numa planta de áreas e selecionar um objeto área. Agora nas propriedades das áreas está disponível o campo que você criou: Tipo_area.
Como esse parâmetro foi definido como de texto, você pode preencher o que quiser para categorizar esse tipo de área. No caso dessa planilha de prefeitura, as áreas dos apartamentos são consideradas Adensáveis. Então, para facilitar, você pode preencher como Adens.
✔Dica: Não se esqueça que você pode selecionar várias áreas ao mesmo tempo com a ferramenta Filter ou adicionando seleções com a tecla Ctrl!
Assumimos que você já tenha montado uma planta de áreas, inserido seus limites e os respectivos identificadores.
Agora você tem que ir classificando todas as demais áreas conforme a sua necessidade. No nosso exemplo vamos usar somente três classificações:
- Adens
- NAdens
- Isento
Parabéns, você concluiu a primeira parte. Agora vamos para a montagem da planilha propriamente dita! Vambora! 🐱🏍
CRIANDO A PLANILHA
No menu View clique em Schedules e selecione Schedule / Quantities:
Na janela de New Schedule selecione a categoria Areas e digite o nome da sua nova planilha:
Na lista de campos disponíveis selecione um por um os campos Name, Area e Tipo_Area.
Após a inclusão dos campos sua tela ficará assim:
Se necessário use a setinha azul abaixo da caixa de campos para reordenar os campos.
Agora vamos definir que o campo Area fará o somatório de todas as áreas. Para fazer isso vá na guia Formatting, selecione o campo Area e marque Calculate totals na lista suspensa. Por padrão ela fica desabilitada (no calculation).
Agora na guia Sorting / Grouping vamos fazer alguns ajustes na forma como os dados vão aparecer:
Primeiro vamos informar ao Revit a ordem em que ele vai mostrar e classificar as informações dos campos. Na primeira caixinha Sort_by (selecionar por) selecione o parâmetro Tipo_Area. Lembra dele? Foi o que você criou anteriormente.
Na caixinha abaixo dessa, a Then_by (então por) selecione o parâmetro Name para dizer ao REVIT que está será a segunda regra de classificação.
Vamos também desmarcar a opção Itemize every instance (que mostra 1 linha por cada item), marcar a opção Grand Totals e no menu escolher a opção Totals only (somente totais).
Clicando no botão de OK, sua planilha ficará como a imagem abaixo. Observe que todas as áreas, independentes da sua classificação (parâmetro Tipo_Area), aparecem na mesma coluna. Ainda não é o que queremos, mas vamos chegar lá. Segura aí!
SEPARANDO AS COLUNAS
Para você conseguir separar as colunas das áreas será necessário criar parâmetros extras e campos calculados. Faremos tudo isso nas janelas de configuração da planilha. Isso vai ser legal! 🙂
Com a vista da planilha ativa clique no botão Fields na janela de propriedades.
Na janela de propriedades clique no ícone New parameter:
Agora digite o nome do novo parâmetro e escolha o tipo que será Integer (número inteiro). Faça o mesmo procedimento e crie os outros dois parâmetros: Fator_NAdens e Fator_Isento.
No final da operação os seus três parâmetros aparecerão assim:
Reordenando os campos temos as seguintes colunas na planilha:
Calma que você já vai entender a técnica ! 😎
Agora você vai criar as três colunas exclusivas para cada categoria de área: uma para Área Adensável, outra para Não Adensável e a última para Área Isenta.
Nesse caso vamos usar o recurso de parâmetro calculado que calcula um resultado a partir de outros campos. Na janela de propriedades clique em Fields e depois no ícone Calculated parameter:
Na janela de Valor Calculado digite o nome desse Parâmetro como Total A Adens e escolha o tipo Area:
O que você vai fazer agora é inserir uma fórmula nesse parâmetro. Queremos que ele multiplique o valor do parâmetro Area pelo valor do campo Fator Adens. Para fazer isso clique nas reticências ao lado do espaço da fórmula. Você vai ver todos os parâmetros da sua planilha. Para adicionar um campo ao espaço da fórmula dê um clique duplo sobre o nome do parâmetro. Após a inserção do parâmetro Area digite a operação de multiplicação com o asterisco * e depois insira o parâmetro Fator Adens. A fórmula vai ficar desse jeito:
Feche a janela clicando no botão de OK e observe que esse parâmetro calculado foi adicionado aos demais que já existiam. Como ele ficou no final da lista, reordene para que o parâmetro fique logo abaixo do parâmetro Fator_Adens e depois clique em OK.
Configure o parâmetro recém criado para que faça o somatório na guia Formatting.
A essa altura sua planilha está com essa aparência:
Hora da mágica
A técnica é a seguinte: Quando o parâmetro Tipo_area for Adens você vai preencher a coluna Fator_Adens com o número 1. Ao fazer isso você vai observar que essas áreas agora também estão sendo mostradas na coluna Total A Adens:
Observe que o parâmetro Fator_Adens é só um número (1 ou 0) usado para levar o valor da área para a coluna Total A Adens. Pegou? 😉
Agora é tudo a mesma técnica. Crie os outros dois parâmetros exclusivos para cada tipo de área: Total NAdens e Total A Isenta.
O que vai mudar são as fórmulas.
O Total A NAdens vai trabalhar com o parâmetro Fator_NAdens e a fórmula fica assim:
Area*Fator_NAdens
O Total A Isenta vai trabalhar com o parâmetro Fator_NAdens e a fórmula fica assim:
Area*Fator_Isento.
A planilha agora já foi totalmente preenchida com as colunas separadas e está desse jeito:
Formatação
Agora você vai trabalhar na aparência da planilha de prefeitura para que ela fique show de bola e bonitona.
A primeira coisa a fazer é ocultar algumas colunas. Cuidado para não excluí-las. É só ocultar mesmo. Clique com o botão da direita do mouse sobre os cabeçalhos das colunas que quer ocultar e escolha a opção Hide Columns.
A planilha já está quase pronta!
Usando as opções do menu de modificações das planilhas vamos ajustar as fontes, alinhamentos, aplicar um listrado para facilitar a leitura das linhas. Também vamos definir um sombreado no fundo dos cabeçalhos e renomear alguns deles.
😍Depois desse banho de loja sua planilha agora já está assim:
Por último, vamos retirar a linha vazia abaixo dos cabeçalhos e formatar as unidades para tirar o símbolo de m2 nas colunas de totais mantendo esse sufixo somente para a coluna de Área Total.
Uau!! 👏 Olhe só agora como ficou a sua planilha de prefeitura:
Conclusão
Parabéns!! Você conseguiu formatar sua planilha de prefeitura de maneira profissional e ainda aprendeu vários conceitos mais avançados sobre criação de parâmetros e parâmetros calculados!
Não é para qualquer um, não. 😉
Eu sei que na primeira vez demora um pouquinho, mas lembre-se de que a planilha agora está salva e você vai poder usá-la quantas vezes quiser. Não vai precisar fazer todos esses passos novamente. Você só tem o trabalho uma única vez e o REVIT vai alimentando automaticamente a planilha!! Ainda bem que o BIM é incrível !
Tenha em mente que você pode adaptar essa técnica para diversas outras situações que precisar. Há ainda muitas outras funcionalidades fantásticas nas planilhas do Revit como fórmulas, formatações condicionais e planilhas embutidas. No futuro vamos nos aprofundar nesses outros aspectos.
Agora é sua vez. Vá no seu projeto e monte a sua planilha de prefeitura também!
Comente aqui se você já conhecia essas técnicas ou se tem outras para compartilhar conosco. Abração e até a próxima!
Deixe um comentário